segunda-feira, 16 de agosto de 2010

16/08/2010 - Lenda da Mãe do Ouro

Hoje acompanhamos a  Lenda da Mãe do Ouro - agora com detalhes, ao contrário de quando a acompanhamos enquanto assombração. 

A Mãe do Ouro mora em uma gruta na qual deságua um rio. Ela sai dai ao anoitecer, quando aparecem os vaga lumes. Quando as gotas de água que escorrem de seu cabelo tocam o chão transformam-se em pedras preciosas. Se uma mulher fizer um pedido antes da gota de água cair no chão, o pedido será atendido, mas ela se tornará propriedade da Mãe do Ouro. Todas as noites, sairá de seu corpo e participará das festas no palácio da Mãe do Ouro, não podendo tocar-se, nem conversar, caso contrário vira carvão. Quando o galo cantar pela primeira vez devem voltar ao seu corpo, como se fosse um nevoeiro.

Essa lenda, bem como as demais, procuram explicar para as pessoas sobre fatos de sua realidade local.

Os alunos escreveram sua versão para a lenda lida hoje - estavam em duplas e trios para troca de ideias, mas cada um fez seu registro individual, com ilustração (facultativa). Toda essa produção formará o livrinho do aluno (cada um terá o seu). Tempo de 40 minutos, como preparação para ano que vem (quinto ano, cada aula dura 45 minutos). Todos terminaram no tempo previsto, muitos até antes (podiam ficar em atividades livres com responsabilidade).

Estamos seguindo a estrutura e a sequência de textos do livro "Nosso Folclore", da AM Produções.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...