A estrutura do livro principal deste projeto será a base do cronograma.
Livro: Nosso Folclore.*
Autoria/Ilustração: Maria Regina Pereira, Zuleika de Almeida Prado, Mozart Couto.
Complementaremos com as obras citadas na referência bibliográfica, em especial, a Coleção Charalina, de Paulinas Editora* (www.paulinas.org.br): Coleção Charalina
* = links abrem em nova tela.
CRONOGRAMA 2010:
05 de agosto (5ª feira): Lobisomem e Pisadeira (assombrações)
06 de agosto (6ª feira): Mãe do Ouro e Mula sem cabeça (assombrações)
09 de agosto (2ª feira): Saci Pererê e Curupira (assombrações)
10 de agosto (3ªfeira): Caipora e Comadre Florzinha (assombrações)
11 de agosto (4ª feira): Iara e Bicho Tutu (assombrações)
12 de agosto (5ª feira): Boitatá e Cuca (assombrações)
13 de agosto (6ª feira): Iara (lenda)
16 de agosto (2ª feira): Mãe do Ouro (lenda)
17 de agosto (3ª feira): Amor Perfeito (lenda)
18 de agosto (4ª feira): Sete Estrelos (lenda)
19 de agosto (5ª feira): Jesus e o Tatu (lenda)
20 de agosto (6ª feira): Casamento da Raposa (lenda)
23 de agosto (2ª feira): Saci (lenda)
24 de agosto (3ª feira): Boitatá (lenda)
25 de agosto (4ª feira): Mula sem cabeça (lenda)
26 de agosto (5ª feira): Adivinhas ("o que é o que é")
27 de agosto (6ª feira): Promessas
30 de agosto (2ª feira): Quadrinhas ou Poesias
31 de agosto (3ª feira): Trava-língua
01 de setembro (4ª feira): Parlendas
02 de setembro (5ª feira): Fórmulas de Escolha ("barra manteiga", "vaca amarela" etc)
03 de setembro (6ª feira): Números e o Folclore
08 de setembro (4ª feira): Ditados Populares
09 de setembro (5ª feira): Superstições ou Simpatias
10 de setembro (6ª feira): Brinquedos e Brincadeiras
13 de setembro (2ª feira): Frases de Para Choque de Caminhão
14 de setembro (3ª feira): Culinária
15 de setembro (4ª feira): Lendas Urbanas (levantamento)
16 de setembro (5ª feira): Músicas
17 de setembro (6ª feira): Brinquedos e Brincadeiras (continuação)
Caso alguns dias coincidam com atividades do aniversário do CEU, continuaremos posteriormente.
Não há coincidência/repetição de tema. Por exemplo: uma coisa é trabalhar o Saci como assombração; outra coisa trabalhar o Saci como lenda.
Cada dia haverá:
- Leitura compartilhada.
- Conversa coletiva.
- Reescrita e ilustração (o aluno dará sua versão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário